O que é o Ozempic?

Ozempic é um medicamento para o tratamento de doentes com diabetes mellitus tipo 2. Como qualquer outro medicamento para a diabetes, Ozempic deve ser utilizado em combinação com dieta e exercício físico. A vantagem deste medicamento é que os doentes podem tomá-lo em monoterapia ou em combinação com outros medicamentos. O Ozempic não é um análogo da insulina e não a pode substituir na terapêutica. Mas podem ser utilizados em conjunto para obter um melhor efeito terapêutico.

Ozempic para emagrecer

Os doentes que sofrem de diabetes de tipo 2 têm frequentemente problemas de excesso de peso. Um aumento dos níveis de glucose no sangue leva ao aparecimento de quilos a mais. Os medicamentos antidiabéticos ajudam não só a melhorar o estado geral do doente e a normalizar os níveis de glucose, mas também a perder peso.

A administração sistémica de Ozempic ajuda a reduzir o apetite, a diminuir o desejo por comida em geral e por alimentos com elevado teor de gordura em particular. O medicamento ajuda os doentes a controlar a sua dieta de forma mais eficaz e a monitorizar a ingestão de alimentos. Ao mesmo tempo, o medicamento reduz o consumo de energia. Tudo isto em conjunto ajuda a reduzir o peso e a perder quilos extra.

No entanto, Ozempic não é um produto comum para a perda de peso. Os médicos aconselham a sua utilização apenas para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2. E perder quilos extras será um efeito colateral agradável de tomar o medicamento. 

Comprar Ozempic online

Todos os anos, as compras de medicamentos online estão a tornar-se mais populares. É rápido e cómodo. Se quiser comprar um medicamento original, escolha websites oficiais, como as farmácias online. Nos mercados convencionais, pode encontrar medicamentos falsificados, de baixa qualidade ou fora do prazo de validade, o que pode levar a problemas de saúde.

Preço em Portugal

Os doentes procuram frequentemente uma oportunidade para comprar Ozempic a um preço mais favorável. Ao comprar o medicamento numa farmácia online, pode poupar o seu tempo e dinheiro.

Ozempic é vendido exclusivamente com receita médica. Se não tiver tempo na sua agenda para visitar um centro médico ou quiser obter o medicamento rapidamente, pode encomendar medicamentos na plataforma sem uma receita tradicional, e receber uma receita online de um médico diretamente numa farmácia online.

O preço de um medicamento na plataforma já inclui a consulta médica, a receita médica, a compra efetiva do medicamento e a entrega. O preço que vê é final. Não há taxas adicionais ou ocultas.  

O preço apresentado na plataforma é válido para Portugal. Os preços noutros países podem variar.

Como tomar

O Ozempic está disponível nas farmácias sob a forma de solução injetável. Para facilitar a utilização, os fabricantes produzem o medicamento em canetas especiais para seringas pré-cheias.

Os especialistas recomendam manter a caneta-seringa no frigorífico antes de a abrir, mas não a congelar. A melhor temperatura para conservar Ozempic é de 2-8 °C. A solução deve ser transparente e incolor. O produto tem um prazo de validade de 3 anos antes da primeira utilização. Depois de aberta, a caneta-seringa é adequada para utilização durante 6 semanas.

Antes de utilizar o medicamento, os doentes devem consultar um profissional de saúde ou farmacêutico e utilizar o medicamento exatamente como recomendado. Se o doente nunca tiver utilizado uma seringa com caneta, o médico ou enfermeiro deve dar instruções pormenorizadas e mostrar-lhe como administrar a injeção corretamente. 

Se um doente não puder utilizar o método de administração injetável por determinadas razões, pode tomar o análogo oral do Ozempic. Os comprimidos de semaglutido para administração oral são designados Rybelsus.

A substância ativa do medicamento é o semaglutido. Tem propriedades únicas: reduz os níveis de glucose no sangue apenas quando estes são demasiado elevados. Isto ajuda a evitar doenças cardíacas que poderiam ser causadas por outros medicamentos.

Instruções de dosagem

Os doentes devem tomar as injeções de Ozempic uma vez por semana, independentemente da hora do dia ou da refeição. A solução de Ozempic foi concebida para ser injetada por via subcutânea no abdómen, na coxa ou no ombro. Os doentes podem alterar a zona de injeção por si próprios, sem ajustarem a dose.

Os médicos recomendam começar com 0,25 mg de semaglutido e aumentar gradualmente a dose. 4 semanas após o início do tratamento, os doentes devem aumentar a dose para 0,5 mg, nas 4 semanas seguintes para 1 mg e nas outras 4 semanas para 2 mg. O medicamento está disponível em três dosagens diferentes: 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg.

A dose máxima do medicamento é de 2 mg, uma vez por semana. Trata-se de uma dose de manutenção para os doentes com diabetes mellitus de tipo 2 de difícil controlo.

Para evitar a falta de uma dose, os especialistas recomendam que os doentes indiquem na embalagem o dia da semana escolhido para as injeções e a data da última injeção. Se um doente se esquecer de tomar uma dose, pode tomar a injeção com atraso se tiverem passado menos de 5 dias desde a injeção programada. Se tiverem passado mais de 5 dias desde a injeção programada, os médicos recomendam não administrar a dose em falta, mas simplesmente tomar a próxima injeção programada. Os especialistas também proíbem a utilização de uma dose dupla do medicamento para compensar a dose esquecida.

Contraindicações e efeitos secundários

As contraindicações para o uso do Ozempic incluem alergia ao semaglutido ou a qualquer outro componente do medicamento. A composição completa do medicamento pode ser encontrada nas instruções oficiais.

A utilização de Ozempic pode afetar o trato gastrointestinal, causar pancreatite aguda e, em associação com outros medicamentos, pode causar hipoglicemia ou aumentar o risco de desenvolvimento de complicações da retinopatia diabética.

O semaglutido não é recomendado para doentes com doença renal em fase terminal. A experiência de utilização do semaglutido em doentes com insuficiência hepática grave é limitada. Deve ter-se cuidado ao tratar estes doentes com semaglutido.

Na ausência de ensaios clínicos, os médicos não recomendam a mistura deste medicamento com outros medicamentos. Pedem também aos doentes que tomam outros medicamentos por via oral que tomem Ozempic com precaução. O semaglutido atrasa o esvaziamento gástrico e pode potencialmente afetar a taxa de absorção desses medicamentos. Por conseguinte, os doentes que tomam medicamentos orais que requerem uma rápida absorção no trato gastrointestinal devem utilizar Ozempic com precaução.

Os doentes podem encontrar uma lista completa de contraindicações e efeitos secundários na receita oficial, que está incluída em cada caixa do medicamento.

Perguntas frequentes

Quanto peso se pode perder numa semana?

A eficácia e a rapidez da perda de peso dependem de muitos fatores. Para obter os melhores resultados, os doentes têm de seguir todos os conselhos do seu médico, monitorizar a sua dieta e fazer exercício. Além disso, a taxa de perda de peso depende do peso inicial: quanto mais quilos extra, mais rapidamente o doente os perderá.  

Existem alternativas ao Ozempic para perda de peso?

Atualmente, existe no mundo um grande número de medicamentos destinados a tratar a diabetes tipo 2 e a normalizar o peso. Entre os mais populares encontram-se o Rybelsus e o Victoza. Um medicamento específico deve ser selecionado por um médico. Existem também medicamentos concebidos especificamente para a perda de peso, por exemplo, Wegovy, Saxenda.

Como é que o Ozempic interage com o álcool?

Não existem dados oficiais sobre a interação do Ozempic com o álcool. A sua utilização simultânea pode afetar os níveis de glicose no sangue. Se um doente consumir álcool, nicotina e cafeína, deve informar o seu médico.

O Ozempic é adequado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 1?

Os médicos não recomendam a utilização de Ozempic para o tratamento da diabetes mellitus tipo 1. O semaglutido estimula a secreção de insulina natural. Uma vez que os doentes com diabetes tipo 1 não produzem insulina no seu organismo, é provável que o medicamento cause mais danos do que benefícios.