Para que serve o Saxenda?

Saxenda é um fármaco indicado para auxiliar na redução do peso corporal,  que tem como substância ativa o liraglutido que ajuda no combate à obesidade. É análogo (parecido) a uma hormona que é libertada pelo intestino após o início da digestão. Saxenda tem ação sobre receptores específicos localizados no cérebro, o que permite diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade. Tal poderá auxiliá-lo a consumir menos alimentos e, assim, ajudar na perda peso corporal. Não dispensando a combinação do tratamento com liraglutido com uma dieta saudável e exercício físico regular.

Como comprar Saxenda online em Portugal?

Saxenda é um medicamento que é vendido em farmácias em Portugal sendo sujeito a receita médica. É um medicamento certificado e vendido em toda a União Europeia.

Este medicamento não pode ser comprado sem receita médica. No entanto, uma receita online é adequada para compra.

Um vendedor fiável de produtos médicos atua sempre em conformidade com a lei. Existem formas legais de comprar este medicamento online, que envolvem um processo de pedido descomplicado, mas relevante que inclui:

  • indicação da embalagem apropriada e do medicamento para diminuição de peso;
  • preenchimento de um questionário médico;
  • obtenção da aprovação de um médico certificado que emita uma receita (se for considerado apropriado);
  • recepção da encomenda no prazo de 24 horas após a mesma, em qualquer parte de Portugal continental.

O procedimento demora algum tempo. Todos estes procedimentos podem ser realizados a partir de um computador ou smartphone.

O preço mais barato de Saxenda sem receita

O Saxenda não é comparticipado, o que significa que o preço não se altera com a apresentação de receita. Já o Victoza, que também contém liraglutido, é comparticipado mas apenas está indicado para o controlo do diabetes tipo 2 e não para a perda de peso.

O infarmed estabelece o preço recomendado. Comprar por um preço inferior ao recomendado pode sugerir adulteração ou que o produto não foi sujeito ao mesmo controlo de qualidade.

O comerciante oferece 2 tipos de embalagem, a de 3 unidades e a de 5 unidades. Há uma redução do preço por unidade aquando da compra da embalagem de 5 unidades.

Se você usar os serviços de um vendedor on-line recomendado, obterá um preço favorável. Este não é o preço mais baixo do mercado, mas o custo do medicamento inclui consulta médica, receita online e entrega.

Existem genéricos para o Saxenda?

Em Portugal o princípio ativo liraglutido é comercializado sob os nomes comerciais Saxenda e Victoza. Não existe um genérico.

Saxenda ou Victoza

Apenas o Saxenda é utilizado para a perda de peso, sendo o Victoza aplicado para o controlo do Diabetes tipo 2. Apesar de os pacientes que recebem tratamento com Victoza poderem também perder algum peso, este não é tão eficaz, nem é o principal efeito do medicamento. Assim, para pessoas que não sofrem de diabetes tipo 2 o Victoza não está indicado.

Como utilizar o Saxenda 

É administrado diariamente, uma vez a cada 24 horas, através de uma solução injetável que pode ser injetada subcutaneamente pelo próprio, em segurança, no abdomén, na coxa ou no braço. O Saxenda necessita ser armazenado no frigorífico, não devendo ser congelado.

Não é recomendado utilizar o medicamento se este tiver um aspeto alterado, ou seja, um aspecto diferente de límpido e incolor ou quase incolor.

A caneta foi elaborada para a utilização com agulhas descartáveis com um comprimento de no máximo 8 mm e com uma espessura de 32 gauge.

Aconselha-se a rejeição e descarte da agulha após cada injeção, também deve guardar a caneta sem a agulha colocada, pois isto previne uma possível contaminação, infecção ou perda de produto. Ajudando igualmente a tornar a dose o mais precisa possível.

Selecionar a dosagem

Deve tomar de acordo com as recomendações do seu médico. Por norma inicia-se com uma dosagem reduzida, sendo esta gradualmente aumentada até à dose final. Quando o paciente toma a dose final (depois do aumento gradual), a embalagem de 3 unidades tem doses para 30 dias.

Esqueci-me de tomar e agora?

Se se esqueceu de tomar uma dose e reparou num intervalo inferior a 12h relativo à hora a que normalmente toma, deve administrar o medicamento com a maior rapidez possívell. Se o período para a dose seguinte for inferior a 12 horas não deve administrar a dose. Devendo recomeçar o regime de uma vez por dia na dose seguinte. Não tome uma dose extra ou aumente a dose para compensar uma dose esquecida.

Saxenda antes e depois

Estudos demonstram que no decorrer de um ano (52 semanas) o tratamento com este fármaco ajuda a reduzir pelo menos 5% do peso corporal em mais de 70% dos pacientes. É esperado que perca cerca de 4% do seu peso em aproximadamente 3 meses de tratamento.

Informações importantes

Não é aconselhado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Saxenda. Não deve ser aplicado em mulheres gestantes, em amamentação ou que estejam a tentar engravidar. 

O Saxenda não interfere com a eficácia dos contraceptivos orais.

O liraglutido não influencia a capacidade de conduzir máquinas ou dirigir automóveis, contudo se experienciar tonturas (costumam ser transitórias) não deve conduzir.

Efeitos secundários

Como com qualquer medicamento, existem alguns efeitos secundários associados ao tratamento com Saxenda. Os mais habituais, e que tipicamente desaparecem ao fim de alguns dias são sensação de estar doente, prisão de ventre e diarreia

Outros que também são comuns, ocorrendo em cerca de 1 em cada 10 indivíduos, incluem:

  • Indigestão
  • Inflamação do estômago
  • Azia
  • Sensação de inchaço.

Saxenda e outras condições

A utilização  não é recomendada em pacientes com idades superiores a 75 anos, nem em pacientes com problemas cardíacos significativos. Não sendo também recomendada a sua utilização em doentes com falha hepática grave, devendo ser utilizado com cautela em doentes com compromisso hepático ligeiro ou moderado.

Se toma outras medicações para redução de peso deve consultar o seu médico ou farmacêutico antes de começar a utilizar o Saxenda.

Se tiver um problema grave no estômago ou no intestino este fármaco não lhe é recomendado.

Se tem doença de tiróide deve utilizar o Saxenda com precauções.

Deve ter atenção ao consumo regular de líquidos devido à existência de um risco acrescido de desidratação quando faz o tratamento. 

O Saxenda não é equivalente nem substitui a insulina. Se tem diabetes tipo 2 e estiver a tomar medicamentos para a diabetes ou a administrar insulina poderá ser necessário consultar o seu médico para regular a dose do medicamento para a diabetes, de modo a prevenir hipoglicemias, podendo ser também necessário realizar medições de glicémia com maior frequência.

Perguntas frequentes

O tratamento médico da obesidade substitui a dieta e exercícios?

Não. Apenas uma abordagem combinada para o tratamento do excesso de peso pode dar resultado. A liraglutida não queima gordura. É necessário reduzir o número de calorias que entram no corpo e fazer exercícios de queima de gordura.

Como a liraglutida interage com o álcool?

O álcool afeta o sistema cardiovascular, fígado e rins. O fabricante não relata uma interação direta do ingrediente ativo com bebidas contendo álcool. No entanto, pode-se supor que seu uso durante a terapia pode aumentar o risco de efeitos colaterais. O álcool é um produto calórico. O processo de perda de peso será mais eficaz se você recusar.